LER É O MELHOR REMÉDIO!

LER É O MELHOR REMÉDIO!

LEONARDO DA VINCI

Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.

terça-feira, 16 de março de 2010

MUSA INSPIRADORA


Machado de Assis teve como musa, esposa e companheira a portuguesa Carolina Xavier de Novais. Casaram-se em 12 de novembro de 1869, ele com 27 anoos e ela com 32.
A família da noiva teve restrições ao matrimônio por causa da cor do poeta, que era mulato. Acredita-se que outro motivo teria sido o fato de ele ser epilético.
Mas o amor venceu e os dois viveram juntos por 35 anos. Carolina teve um papel marcante na vida de Machado, servindo-lhe como enfermeira, secretária e redatora. Além de corrigir os erros ortográficos dos manuscritos do escritor, também opinava sobre seus textos.
Em carta à sua amada, certa vez declarou que ela não era como as mulheres vulgares que ele conhecia, ao contrário, seu espírito e coração eram prendas raras. Por meio de Carolina, mulher culta, Machado entrou em contato com obras de escritores portugueses, ingleses e franceses.
Sem filhos, o casal dedicou seu carinho a uma cadela chamada Graziela. Após sua morte em 1891, mantiveram um cacho de pêlo do animal em uma moldura na parede. Mais tarde, tiveram outro cachorro, que recebeu o nome de Zero.
Em 1904 morre Carolina Novais, e a vida perde o encanto para seu companheiro, um eterno apaixonado. Machado dedica a ela um de seus melhores sonetos.

A CAROLINA Querida, ao pé do leito derradeiro Em que descansas dessa longa vida, Aqui venho e virei, pobre querida, Trazer-te o coração do companheiro. Pulsa-lhe aquele afeto verdadeiro Que, a despeito de toda a humana lida, Fez a nossa existência apetecida E num recanto pôs um mundo inteiro. Trago-te flores, - restos arrancados Da terra que nos viu passar unidos E ora mortos nos deixa e separados. Que eu, se tenho nos olhos malferidos Pensamentos de vida formulados, São pensamentos idos e vividos.

Por Alexandre Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário