LER É O MELHOR REMÉDIO!

LER É O MELHOR REMÉDIO!

LEONARDO DA VINCI

Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.

segunda-feira, 8 de março de 2010

PARA FRANCISCO


Grávida de sete meses, Cristiana Guerra se depara com a morte súbita de seu marido. Dividida entre a dor da perda do pai da criança que ela carregava na barriga e a alegria da chegada daquele que viria para selar completamente o amor iniludível do casal. Cris precisou encontrar uma válvula para externar os sentimentos contrastantes gerados pela morte de Guilherme Fraga e pela chegada de Francisco.
O caminho escolhido por ela foi o da escrita: em meados de 2007, a publicitária mineira criou um blog (htt9://parafrancisco.blogspot.com): para falar sobre a perda do amor, sobre o nascimento do filho, mas, acima de tudo, no intuito de deixar frescas para Francisco as memórias de seu pai, que Cristiana tinha medo que evanescessem antes que o pequeno tivesse idade para ouvi-las e compreendê-las.
Através do blog, que rapidamente se tornou sucesso entre os internautas, a publicitária ia, diariamente, compilando todas as lembranças - as grandes, que descortinavam a espécie de conto de fadas moderno que foi seu relacionamento com Guilherme; e as pequenas, que davam o tom da beleza delicada do amor da publicitária e do diretor de arte-, essas que são trazidas por uma música, um gesto, uma cor que amanheceu no céu e que não vêm em ordem cronológica.
Cris optou por guardar todos esses fragmentos do pai de Francisco num depositório virtual para que o menino pudesse vir a eles mais tarde e tivesse a oportunidade de conhecer, através dos olhos da mãe, o pai maravilhoso que a morte impediu de chegar até ele. Diante do sucesso do blog, veio a oportunidade de lançar os textos em livro e Cris conquistou as prateleiras, os olhos e as mentes daqueles que não criam que verdadeira literatura possa vir de um simples endereço na internet.
Com uma delicadez que por vezes se confunde com uma sinceridade cortante, Cris vai delineando, numa linguagem bonita, leve e poética, o que era sua vida junto com Guilherme e deixa para Francisco um belo retrato de amor do qual ele foi gerado.
Com fotos, desenhos, e-mails, vários textos pinçados do blog e mais vinte inéditos escritos especialmente para ele, Para Francisco, é a impressionante história da vida de Cristiana Guerra e do modo como ela enfrentou uma enorme perda para poder ter o prazer de receber aquele que seria o seu maior ganho.
"Tem dias em que é especialmente difícil olhar pra você e não desabar pela ausência do seu pai. Dias como hoje pela manhã, em que você comia seu pedacinho de pão sem tirar os olhos de mim - aqueles olhos que, apesar de terem muito dos meus, olham fundo como os do seu pai. De dois em dois minutos você dava aquele sorriso largo que, você já sabe, derrete qualquer um.
Fico a imaginar o quanto ele perdeu, filho. Penso na expressão deliciosa que ele teria com você no colo. Não fico pensando nisso. Mas de vez em quando lembro, e dói. Dói a falta que ele me faz, sim.
Mas hoje doeu especialmente a falta que ele faz a você, a falta que você fez a ele.
E, como que para retribuir aquele tempo em que seu coração bateu por nós dois dentro de mim, sofro no seu lugar. E no lugar dele. Por essas faltas que não são minhas, mas que já fazem parte de mim.
Mas eu reconheço que sou privilegiada. Vocês se perderam um do outro. Eu tive a sorte de ter os dois."
Por Sérgio Amaral Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário